quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Resenha: Coração de Mãe - Jodi Picoult


Sinopse: Paige tem apenas algumas lembranças de sua mãe, que a abandonou quando ela era uma garotinha. Agora, aos dezoito anos, ela deixa o pai para trás em Chicago em busca do sonho de cursar a faculdade de artes. Mas Paige vê seus planos mudarem quando conhece Nicholas, um ambicioso estudante de medicina com quem logo se casa. Depois de alguns anos tentando se encaixar nos ambientes abastados que Nicholas frequenta e se sentindo mais deslocada do que nunca , Paige engravida inesperadamente. Sobrecarregada pelas exigências de ter uma família, ela não consegue esquecer a ausência da mãe e as memórias dolorosas do passado, que a fazem duvidar de si mesma. Lutando para se encontrar e finalmente acreditar nas próprias capacidades, Paige toma uma atitude chocante, que trará consequências avassaladoras para todos os envolvidos. Em Coração de mãe, Jodi Picoult constrói com perícia um romance cativante, que examina emoções e problemas com os quais todos nós podemos nos identificar.

Quando fico sabendo que Jodi Picoult lançou um novo livro aqui o Brasil eu corro pra comprar e ler. Amo a escrita da autora. Porque ela escreve com sentimento. Todos os personagens são fortes e marcantes. São livros que tratam de assuntos de família, assuntos atuais e sempre cheios de realidade.

E esse livro não me decepcionou. 

A personagem principal Paige, vive apenas com o pai desde a infância, quando foi abandonada pela mãe. E por conta disso, vive cheia de incertezas. Quer encontrar a mãe, saber o motivo que a levou a partir. E Paige não consegue ter uma vida normal, não vive em paz. 

Aos 18 anos, após um grande acontecimento em sua vida, ela abandona o pai e parte em busca de um velho sonho, cursar a faculdade de artes. Paige desenha muito bem, consegue colocar em seus desenhos a verdadeira essência das pessoas. Mas em seu caminho aparece Nicholas, um estudante de medicina, com quem Paige acaba se casando.

Com isso, o sonho da faculdade se vai. Ela tem que trabalhar para ajudar Nicholas e custear a faculdade, já que os pais dele por não concordarem com o casamento, retiraram toda a ajuda de custo. Paige paga a faculdade de Nicholas, que se torna um cirurgião cardíaco renomado. Quando Paige pensa que chegou o momento de cuidar de sua carreira, ela engravida.

E com a gravidez todas as incertezas, aflições e dilemas de Paige voltam à tona. Ela se pergunta se realmente tem condições de ser uma boa mãe. E depois disso, comete um ato que irá mudar a vida de todos.

O livro é intenso demais. Como eu disse, a autora nos remete a um mundo que parece real. Sentimos todas as emoções dos personagens, nos emocionamos, sentimos raiva.

E senti muita raiva da Paige. Por vários motivos, mas o ápice foi pelo o que ela fez após o nascimento de Max, seu filho. Porém, ao mesmo tempo que sentia raiva, torcia muito pra que ela conseguisse encontrar a mãe e resolver todos os seus conflitos. Torci muito pra que Paige tivesse um final feliz.

Coração de Mãe, que foi publicado pela Editora Verus, ganhou 5 estrelas e entrou na minha lista dos favoritos <3

Se você gosta de livros cheios de drama, não deixe de ler.
Indico muito!!! 


Sobre a autora:

Jodi Picoult nasceu e cresceu em Long Island. Estudou Inglês e escrita criativa na Universidade de Princeton e publicou dois contos na revista Seventeen enquanto ainda era estudante. O seu espírito realista e a necessidade de pagar a renda levaram Jodi Picoult a ter uma série de empregos diferentes depois de se formar: trabalhou numa correctora, foi copywriter numa agência de publicidade, trabalhou numa editora e foi professora de inglês. Aos 38 anos é autora de onze best sellers e em 2003 foi galardoada com o New England Bookseller Award for Fiction.
 

2 comentários:

  1. Eu amei esse livro. Como você disse, a medida que a leitura avança, nossos sentimentos se misturam. Eu senti raiva, alegria, decepção, incredulidade com atitudes dos personagens. Mas eu amei o final, o meio e o começo rs. Achei a história imperfeita, e por isso mesmo, linda, verdadeira. Você arrasou com a resenha e não poderia ter escolhido livro melhor. <3

    ResponderExcluir
  2. Está na minha listinha já, orbigada pela dica! Quero ler.

    ResponderExcluir